in Litoral Magazine nº43 Fevereiro 2014

Grupo Metalegi.
Um exemplo de empreendedorismo e crescimento.

Responsabilidade, dedicação, sentido de equipa e
conhecimento geram um caso de sucesso em Albergaria.

Fundada em Espanha em 2004 por Marco Amorim, a Montajes Metalegi iniciou a sua atividade com as especialidades de soldadura e mecânica, fazendo trabalhos de manutenção para várias indústrias de referência.
Esta empresa de manutenção industrial estrategicamente sedeada no país Basco, onde se situam várias unidades industriais de grandes marcas internacionais, teve tanta aceitação no mercado que rapidamente se transformou num grande recrutador de mão-de-obra especializada em Portugal.
Segundo Marco Amorim, “demos oportunidade a vários técnicos especializados de melhorar a sua qualidade de vida e das suas famílias, numa fase em que médias e grandes metalomecânicas nacionais atravessavam cenários de grandes dificuldades, encerramentos e despedimentos. Fomos uma boa oportunidade para vários chefes de família e eles também o souberam reconhecer.”
Com o crescimento contínuo da Montajes Metalegi, e com o objetivo de estruturar de forma sólida e organizada a empresa, Marco Amorim convidou o seu irmão, Celestino Amorim, a constituírem a Metalegi Ibérica em Portugal. Esta última, constituída em 2012, presta serviços especializados no setor da metalomecânica, com intervenção nas mais diversas áreas da indústria, nomeadamente, em celuloses, refinarias, barragens, indústria automóvel, indústria química entre outras. A sua área de atuação já abrange os mercados português, espanhol, francês, alemão e mais recentemente com algumas atividades na América Latina, estando prevista, para além da intensificação nos mercados já estabelecidos o seu crescimento para novos mercados europeus.
A Metalegi Ibérica conta com o know-how e experiência herdada da empresa-mãe, a espanhola Montajes Metalegi, que atua no mercado há uma década e se afirma pela capacidade de resposta alicerçada nos seus recursos humanos e técnicos. De 2012 para 2013 o grupo Metalegi teve um crescimento na ordem dos 50%, e tem fortes perspetivas de crescimento para 2014.
A consolidação deste crescimento conta com mão-de-obra altamente qualificada e as empresas do grupo estão equipadas com maquinaria e ferramentas de última geração, de modo a poderem garantir uma resposta eficaz às necessidades dos seus clientes e parceiros. Os valores defendidos pelo grupo não abdicam do total cumprimento das obrigações sociais, da constante formação e motivação das suas equipas de colaboradores, do respeito absoluto por todas as normas de higiene e segurança no trabalho, por formar e manter, continuamente, uma equipa de trabalho qualificada e motivada na consecução dos objetivos propostos.
Segundo Celestino Amorim, “uma equipa de trabalho motivada, dotada de conhecimento e equipamento técnico apropriado, respeitada e responsabilizada, é garantia de um trabalho com elevados padrões de satisfação e fidelização do cliente.”
A equipa de colaboradores tem aumentado e sofre um acréscimo significativo no período de Maio a Outubro, visto tratar-se da época de maior procura de serviços de manutenção especializados por parte do mercado industrial. Normalmente têm cerca de 300 colaboradores ao serviço, existindo alguns picos de trabalho onde se chegam a atingir os 500 colaborados.
Sempre focalizadas na ótica do cliente e atentas às suas necessidades, a Montajes Metalegi e a Metalegi Ibérica pretendem oferecer serviços de qualidade, garantindo aos clientes a sua plena satisfação. Desta forma, promovem uma cultura de partilha de conhecimento e de troca de experiências entre os vários parceiros de negócio, sejam eles clientes, fornecedores, colaboradores ou outras entidades.
Ainda no grupo Metalegi, foi constituída a empresa Meivcore – Industry Solutions, empresa especializada em manutenção e montagens industriais,
que dispõe de soluções nas áreas da electromecânica, mecânica e eléctrica.
Tem como principais planos a manutenção preventiva e corretiva de qualidade, sempre com uma orientação para serviços técnicos premium, direcionada para a tecnologia de ponta, só possível porque os métodos de gestão utilizados são atuais e eficientes.
Ainda nesta linha de pensamento, e devido às exigências com que se foi deparando no seu processo de crescimento, o Grupo Metalegi sentiu a necessidade de fazer um rebranding total das Marcas do grupo no decorrer do ano 2013, pois para os seus responsáveis, a imagem das Marcas do grupo tinha que ser congruente com a forma de trabalhar das respetivas empresas e representá-las com rigor, coerência e consistência, de forma a passar para os seus clientes, fornecedores e parceiros os seus valores de responsabilidade social e tecnológicos.
No seio deste grupo empresarial de grande capacidade de crescimento, inovação e de resposta aos vários desafios que vão surgindo, nasce ainda no final de 2013 uma nova empresa, a W Uniforms. Esta nova empresa surge motivada pelo grande consumo de fardamentos de todas as empresas do grupo e pelas várias solicitações das empresas nas quais o grupo opera. A necessidade constante de aquisição deste produto e a indisponibilidade do mercado para uma resposta eficaz em fardamento de qualidade, levaram os irmãos Amorim a expandir a sua área de negócio para fora de sua zona de conforto, a manutenção industrial. O fardamento é assim, com a W Uniforms, mais uma área de negócio do grupo, que irá desta forma garantir excelente material de trabalho aos seus colaboradores. Para além da W Uniforms já nascer com a garantia de consumo das empresas do grupo, também já dá os primeiros passos com algumas encomendas de clientes e parceiros. Neste momento está numa fase de design e desenvolvimento de algumas das linhas e soluções que vão integrar o seu portefólio de produtos. Esta marca pretende estabelecer-se no setor do fardamento com um posicionamento de referência, em qualidade e design.
O grupo Metalegi está organizado e equipado de forma exemplar no seu setor de negócio. Tem contentores de ferramentas auto-portantes, autónomos em movimentos de elevação, dispõe de mão-de-obra especializada, tem uma capacidade de resposta S.O.S. e uma qualidade de trabalho reconhecida pelos seus clientes a nível nacional e internacional. É uma garantia a fidelização conquistada com seus clientes e o aumento de notoriedade e reconhecimento dos diversos players nos setores em que operam. Segundo os irmãos Amorim, “a confiança depositada pelos nossos clientes, parceiros e colaboradores, só aumenta o nosso dever de responsabilidade sobre o cumprimento das obrigações, dos prazos e da qualidade dos trabalhos. No grupo Metalegi existe pouca margem para falhas, quem falha é obrigatoriamente responsabilizado. O objetivo do grupo Metalegi para 2014 é continuar a crescer de forma sustentada, gradual, alicerçada em valores de rigor, empenho, responsabilidade, qualidade, trabalho em equipa, humildade e resiliência, continuando a prestar serviços de excelência.”

lm_43_rep_metalegi_001

lm_43_rep_metalegi_002

© METALEGI 2013 | webdesign: invisual.pt